Para somar com a estrutura já disponível, Santa Casa de Corumbá adquire mais 10 respiradores para atender pacientes graves com Covid-19

por | ago 20, 2020 | Covid19, Hospital | 0 Comentários

A pandemia da COVID-19 pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) apresentou-se como um dos maiores desafios sanitários em escala global deste século. Na metade do mês de abril, poucos meses depois do início da epidemia na China em fins de 2019, já haviam ocorrido mais de 2 milhões de casos e 120 mil mortes no mundo por COVID-19.

De maneira abrupta e repentina, a Santa Casa de Corumbá precisou instituir protocolos antes nunca previstos, e com serenidade, responsabilidade e atento as normas sanitárias remodelar suas práticas e ações.

Assim, a necessidade de equipar com rapidez e presteza os setores com equipamentos utilizados pelos profissionais da saúde no combate da COVID-19 aumentou significativamente, como também a responsabilidade na aquisição dos mesmos.

E outra problemática se apresentou, e não somente para a Santa Casa de Corumbá, como também a todos os hospitais do Brasil, a escassez de equipamentos médico-hospitalares em virtude do aumento da procura, ocasionado pela situação de emergência.

Equipamento chave no atendimento a pacientes graves da Covid-19, os ventiladores pulmonares viraram até alvo de disputa entre países. A escassez do aparelho gerou uma corrida tanto pelas unidades disponíveis quanto pelas próximas a serem fabricadas, entretanto, para superar mais esse obstáculo a Santa Casa vem de forma comprometida equipando os setores destinados ao combate da COVID-19.

E mesmo diante de outras situações, tais como os acontecidos em órgãos públicos em outras regiões do Brasil, quando o fornecedor não conseguiu cumprir com a entrega de equipamentos, a Santa Casa de Corumbá tomou todos os cuidados para que este fato aqui não ocorresse, assim, recebeu nesta semana, 10 novos respiradores mecânicos comprados pela Instituição Hospitalar, investimento de R$ 899.500,00. Os equipamentos servirão para equipar a ampliação de leitos de estabilização e de UTI-COVID-19 da Santa Casa, reforçando o cuidado a pacientes com quadro grave da Covid-19.

Desde o início, tivemos como propósito e como um grande desafio nessa pandemia ampliar a quantidade de leitos de UTI, o que é extremamente necessário diante do número de pessoas infectadas que cresce a cada dia. Temos um cenário de escassez de respiradores em nível mundial, o que dificultou a compra dos equipamentos. Estes foram adquiridos com muito zelo e responsabilidade, dentro das regras da ANVISA e dos critérios estabelecidos para um momento de emergência como este”, ressalta o Presidente da Junta Administrativa Eduardo Iunes.

“Com essa aquisição de mais 10 novos respiradores, vamos ampliar os leitos de UTI COVID-19, além de reforçar o trabalho realizado nas salas de estabilização do hospital”, afirma o presidente da Junta Administrativa.

A disponibilização desses equipamentos representa um avanço na saúde pública do município de Corumbá.

Além dos ventiladores, diversas ações estão sendo feitas no âmbito da Santa Casa do município para combater essa pandemia, como: higienização nas instalações internas, instalação de totens de álcool em gel, em locais de grande circulação, realização de testes da Covid-19 periódico em todos os funcionários, EPIS’s da melhor qualidade fornecidos a todos os funcionários, de todos os setores, imediata aquisição dos medicamentos e insumos, bem como aquisição de outros equipamentos médico-hospitalares (monitores multiparâmetros, bombas de infusão, eletrocardiógrafos e cardioversores).